Doenças que a correta higienização das mãos pode evitar

As mãos são o principal veículo de transmissão de microrganismos, por isso higienizá-las é um dos hábitos mais importantes para evitar a propagação de doenças e infecções.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ato é um dos principais instrumentos contra epidemias, como por exemplo, a da tuberculose que ainda hoje é uma das doenças que mais causa mortes no Brasil e no mundo.
Além de prevenir contra inúmeras doenças como gripes e resfriados, conjuntivite, herpes, covid-19 e entre outras causadas por vírus e bactérias.
A higiene das mãos é uma medida preventiva simples e barata, que pode ser realizada com água e sabão (líquido ou espuma) ou preparação alcoólica (álcool em gel 70%).
Há diversas situações em que a limpeza das mãos é necessária, como antes e depois das refeições, após ir ao banheiro, depois de tocar em maçanetas de portas, após utilizar um transporte público, após coçar ou assoar o nariz e entre outros.
É importante certificar-se de retirar todos os adornos (anéis, pulseiras e relógios) antes de lavar as mãos, para garantir a eficácia do ato.
É possível também verificar o passo a passo de como realizar a higiene das mãos com preparação alcoólica e com água e sabão através da cartilha disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no link a seguir:
•https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/cartaz-como-fazer-higiene-das-maos-com-preparacao-alcoolica-e-com-sabonete-liquido-e-agua