Dicas para ajudar a parar de fumar

Se você é fumante e tem o desejo de largar a dependência do cigarro, mas não sabe por onde começar, nós iremos lhe passar algumas dicas que podem lhe ajudar a dar o ponta pé inicial.

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento, pois a qualidade de vida tende a melhorar muito após a sua interrupção.

Lembrando que, se você consome qualquer produto derivado do tabaco, seja ele cigarro, charuto, cachimbo, narguilé, cigarro de palha, aspiração (rapé) e mastigação (fumo-de-rolo), significa que cerca de 4.720 substâncias tóxicas estão sendo introduzidas no seu corpo, dentre elas, cerca de 60 cancerígenas. Além dos prejuízos a saúde que podem surgir com o passar do tempo.

Por isso, se você quer parar de fumar escolha uma das formas a seguir para realizar esse ciclo de mudança de hábito:

Parada Imediata: Escolha uma data e, nesse dia, pare de fumar. Esse é o método mais indicado para abrir mão da dependência.

Parada Gradual: Pode ser realizada de duas formas, sendo essas, através da redução do número de cigarros fumados por dia, a cada dia, até chegar o dia em que não precisará fumar nenhum cigarro ou através do adiamento da hora de começar a fumar o primeiro cigarro do dia. Com isso você vai adiando o primeiro cigarro por um número de horas predeterminado a cada dia até chegar o dia em que você não fumará mais.

Se a sua escolha for a parada gradual, o processo não pode durar mais do que duas semanas, até que pare de vez.

Caso você tenha uma recaída, é importante não encarar como um fracasso pois é comum que o fumante só consiga parar definitivamente após algumas tentativas.

Se dê a chance de tentar quantas vezes for preciso para parar. Os benefícios são recompensadores!

Fontes:
inca.gov.br
blog.saude.gov.br
inca.gov.br

Comentários